Manutenção de Turbinas hidroelétricas
As turbinas hidroelétricas desempenham um papel crucial na geração de energia limpa e renovável a partir do fluxo das águas. Essas máquinas complexas convertem a energia cinética da água em energia mecânica, que posteriormente é transformada em eletricidade. Para manter a eficiência e confiabilidade dessas unidades essenciais, a manutenção adequada é imperativa.
A manutenção adequada das turbinas hidroelétricas não apenas prolonga sua vida útil, mas também contribui para a eficiência operacional e a produção consistente de energia limpa. À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, investir na manutenção regular e de qualidade desses ativos se torna uma peça central para a segurança energética e ambiental.
Uma inspeção minuciosa é realizada em intervalos regulares para identificar desgaste, danos ou outros problemas potenciais. Isso pode envolver a análise de componentes.
Algumas dessas manutenções exigem descer pela tubulação, através de uma escotilha lateral ao duto principal, com grades para montagem de plataformas internas (andaimes internos) para que a inspeção ou manutenção seja realizada.
Essas grades devem ser leves e resistentes, pois teriam que descer pela escotilha através de roldanas (tipo rapel) e serem montadas internamente as tubulações, e posteriormente desmontadas, sem afetar a integridade do equipamento ou tubulação.
Visando atender essa necessidade, a Chaperfur contribuiu com a fabricação de grades em alumínio com alta resistência de carga para atender, de maneira segura, os processos de manutenção desses sistemas tão importantes para a matriz energética de nossos pais.
Esse tipo de estrutura em alumínio é inédito no Brasil, pois em outrora essas manutenções eram realizadas com andaimes de madeira e não permitiam a reutilização das mesmas.